Olá pessoal, nesta matéria vou escrever um pouco sobre os Sintetizadores, os famosos synths. Provavelmente voce já deve ter ouvido falar deles. Mas voce sabe realmente o que é um sintetizador ? Bem vamos largar mão dessa ladainha toda e vamos ao que nos interessa! Um sintetizador é um instrumento musical eletronico. Tá e daí? Eu não sei o que é instrumento musical eletronico, rs... Então lá vai a diferença entre instrumento musical eletronico e acustico pode ser entendida bem através de uma série de exemplos. Um flauta cria seus sons através da ressonancia do ar no seu tubo, as cordas do violão oscilam e através da sua caixa de madeira o instrumento amplifica o som. Bem acho que voce já consegue ter uma noção do que é um instrumento acústico, são aqueles que algo deve se mover ou entrar em ressonancia para que o som seja criado. Os sintetizador funcionam de outra forma, ou seja, eles não precisam se mover ou seja eles não criam sons! Uéé agora voce me pegou ? Mas como que eu vejo aqueles sons malucos dos sintetizadores? Calma galera... Os sintetizadores criam sinais elétricos, então se não tivermos um caixas amplificadores, headphones, etc... certamente não iremos ouvir som nenhum. Talvez no maximo uns estalos hehe... Mais ou menos como os cd-players trabalham, eles não criam sons diretamente, apenas criam sinais eletricos que são convertidos em sons pelos seus alto falantes ou seu headphone.
Os sintetizadores normalmente possuem um teclado parecido com o do piano. Cada tecla funciona como um interruptor permitindo que o usuário possa ligar ou desligar circuitos eletronics (ON/OFF).
O teclado é a forma mais comum dos dispositivos de entrada mas atualmente podemos utilizar outros dispositivos para controlar os sintetizadores (computador, guitarra, drum pads, etcs)
O teclado é a forma mais comum dos dispositivos de entrada mas atualmente podemos utilizar outros dispositivos para controlar os sintetizadores (computador, guitarra, drum pads, etcs)
Os sintetizadores são instrumentos extremamente versáteis eles podem imitar qualquer instrumento, e utilizando um sintetizador ainda conseguimos chegar a sons que nunca ouvimos, e é aí que começa toda a brincadeira pois dessa forma voce já deve imaginar a infinidade de sons novos que podemos atingir através da utilização de um sintetizador!
A primeira geração de sintetizadores eram extremamente complicados, além de custarem milhares de dólares, tinham um tamanho absurdo e só podiam ser encontrados nos estúdios mais avançados.

Na figura ao lado podemos observar o sintetizador Moog Modular II
Os primeiros ainda não eram muito confiaveis pois precisavam de uma série de ajustes e mesmo assim ainda eram muito instáveis, saindo fora da afinação ajustada rapidamente.

Uma coisa que não posso esquecer de comentar é que para programar esses sintetizadores era extremamente complicado, quando voce chegava ao timbre desejado a unica forma de deixar ele "salvo" era anotando as posições dos cabos e também a posição de todos os parametros setados. Imagina só a dificuldade? Agora é tão facil... Além de ter todo esse trambolhão dentro do nosso computador é simples demais gravar o timbre que voce chegou para reutiliza-lo mais tarde! Basta escolher um nome para ele salva-lo e depois carrega-lo como um preset quando bem entender.

No final dos anos 70 os primeiros sintetizadores polfonicos apareceram, como o famoso PROFET 5 desenvolvido pela companhia Sequencial Circuits. Este já era muito avançado porém seu preço era muito elevado, chegava a ser 3 vezes mais caro do que o Minimoog.
Após isso muitos sintetizadors começaram a surgir, muitas empresas japonesas começaram a desenvolver seus próprios sintetizadores, por exemplo Korg e Roland. (Abaixo imagem do Roland Jupiter-8)

Agradeço a todos, espero que voces tenham gostado da matéria e até a próxima!
Um grande abraço,
Cassianito
cassianito@eletrogralha.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.