quarta-feira, 16 de abril de 2008

Afrika Bambaataa - Em apresentação única aqui em Curitiba. Confira

cartaz_bambaataa_fnl_2008 Nova York, 1960, nascia Kevin Donavan, mais um jovem pobre de uma quebrada no Bronx. Na adolescência, já sob o nome de Afrika Bambaataa, o garoto começava a se reunir com outros jovens da sua idade para organizar grandes festas na rua, as 'block parties', comandadas por alguns donos de 'sound systems' (equipamentos de som ambulantes).

Grandmaster Flash, Bambaataa e Kool Herc eram alguns dos 'donos' da rua e dos discos que faziam a festa da rapaziada do bairro. Foram eles os primeiros DJs, que com dois toca-discos começaram a 'encaixar' uma música na outra sem que isso fosse perceptível.


Para manter o público empolgado era preciso mais que música. Como os 'toasters' jamaicanos, que incitavam o público falando rimas ao microfone, apareceram os primeiros MCs, os mestres de cerimônia.




Mais tarde, essas duas manifestações, somadas ao advento da break dance e do grafite, dariam origem ao hip hop.

Em 77, Bambaataa criava a Zulu Nation, hoje uma ONG internacional que presta serviços sociais por meio do hip hop. De menino pobre do Bronx, ele acabaria se tornando um dos produtores musicais mais influentes da música pop.

Produziu ao lado de lendas da música mundial como John Lydon (Johnny Hotten – Sex Pistols), Pretenders, UB 40, Leftifield (DJ Paul Daley). Donna Summer, RZA (Wu-Tang Clan) e Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro ‘Hip-Hopper’ a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle, ritmos que influenciaram o Funk Carioca.

VÍDEO PLANET ROCK: http://br.youtube.com/watch?v=9h6pcqC6wrI

Nome entre os mais esperados da primeira noite do Skol Beats 2007, o produtor Afrika Bambaataa lotou a tenda Terra Urban Beats com sons que foram do drum'n'bass ao funk carioca. Apresentando-se ao lado do DJ e MC TC Izlam, e mais dois cantores, Bambaataa apostou em ritmos mais dançantes em sua apresentação, o que frustou quem queria ouvir clássicos do hip hop como Renegades of Funk e Planet Rock.

Mesmo assim, uma roda de break (dança do movimento) se abriu no meio do público e dançarinos se revezavam mostrando seus passos.

Antes do início da apresentação, um problema no laptop usado por Bambaataa atrasou o show por cerca de 20 minutos, que foram preenchidos pelos MCs que interagiam com o público.No meio do show, Afrika Bambaataa surpreendeu com uma seqüência de Miami Bass, ritmo de onde saiu o funk carioca. Entre as músicas, um sucesso de Tati Quebra-Barraco fez o público 'ir até o chão'.

A apresentação terminou com os MCs chamando mulheres para dançarem no palco, ao som do raggeaton, ritmo de Porto Rico.

Para quem perdeu essa apresentação inesquecível terá a oportunidade de conferir em primeira e unica apresentação em curitiba neste dia 25 de Abril de 2.008, esse mestre da cultura Hip hop mundial se é que podemos nos limitar apenas ao hip hop devido a sua influencia em tantos generos musicais.

Um comentário:

  1. Genial post and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thanks you seeking your information.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.